quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Eu gostaria de falar sobre um assunto serio
é que essa coisa de criança brincar é coisa séria!
Trago exemplos nessa história...

Eu que brinquei de bola
Caí na escola
Corri da mãe cola

Mas quando o sol ia embora
Pular no vizinho roubar amora
e voltar para casa sem demora
pois no raiar da aurora
A vida começa de novo lá fora

E ai... ishh to atrasada
Subo na bike toda apressada
Mas, ufa! que bom

Cheguei em cima da hora
o jogo começa agora!

Me concentro para jogar xadrez
e na dama eu trilho o meu caminho
A não ser quando resta 1
nunca jogo sozinho
e no tabuleiro eu crio mundo inteiro

Pois é, brincar me faz pensar
Até no jogo de baralho
eu preciso calcular
qual a carta a descartar?

E no jogo de memória
o jeito é mentalizar...

Depois andar de bicicleta como se fosse um atleta
e qual a criança arteira que nunca pulou do alto de uma cachoeira?
é por isso que brincar é coisa de gente
gente com jeito de ser humano
gente direita
e não existe nenhum direito mais humano
do que envelhecer criança a cada ano

E também não é a toa
que brincadeira boa
virou até lei que eu sei
E hoje até criança em leito de hospital, tem o direito a uma infância de brincadeiras
e de recuperar sua saúde tão logo consiga

Ser criança é criar oportunidades
de criar arte com o corpo e com a mente
interagindo por inteiro com o meio ambiente
E abrir um caminho que simplesmente
me leve aonde eu quero ir

Com meus amigos faço uma viagem
E tal qual velhos marinheiros
enfrentamos temporais
Em meio ao oceano de chão
protegidos pelo barco de papelão

Também com os amigos
Dançar e requebrar da cabeça aos pés
cantar como quem quisesse...imitar o som de um pássaro
e imitar eu imitava o herói do meu filme preferido
se enjoasse ia brincar de casinha
casinha que caia
quando no sereno eu saia
e o mais velho descobria

Mas se algo me deixasse cansada, irritada
Hoje eu não saio para brincar
Fico em casa, como e durmo a reinar
mas não se preocupe
meus brinquedos eu não vou aposentar
porque amanhã a farra vai começar

Eu experimentava sorrisos, me machucava, chorava
a dor aliviava e eu novamente sorria

E eu que sempre fui goleira de primeira
bola nenhuma de mim escapava
no bobinho ou na peteca
nada por mim passava
sem que eu conseguisse pegar

Mas pela primeira vez
algo eu deixei escapar
E por mais que eu quisesse
algo em mim não conseguiu voltar
Era o tempo
que sem pedir licença
virou as páginas da vida e me fez criança crescida

E é por isso que das crianças eu não esqueço
e a você criança grande
peço que escutem o meu apelo:

o de nunca deixar de lado
a bonita esperança que vem com o ser criança

e que os pequenos pelos quais o nosso coração bate mais forte
possam olhar para trás
e num tempo que não volta mais
relembrar bons momentos da infância

Pois esse universo de magia, alegria e harmonia
é para nós adultos de grande valia
Criança de nenhuma idade combina com olaria
muito menos com bóia fria
Criança não tem que puxar papel
Mas fazer do papel o seu próprio carro
Criança começa a sentir no corpo o despertar da sexualidade
explorá-las assim é covarde crueldade

Pois para as crianças
o mundo que se constrói no imaginário
também cria realidade
capaz de construir uma nova possibilidade

A possibilidade de resistir e juntos lutar contra tudo e todos que impeça nossas crianças de SONHAR!


Nenhum comentário:

Postar um comentário